(46) 2604-0104

NO AR

Parada Sertaneja

Com Priscila Vasata

SAÚDE

Prefeitura de Pato Branco reestrutura rede de atendimentos à saúde durante enfrentamento ao Covid-19

Publicada em 18/04/20 às 15:34h - 126 visualizações

por Liberdade fm pb


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde a publicação da Portaria 8.631, de 17 de março de 2020, vem readequando a estrutura dos serviços de saúde para o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), no município. O conjunt  (Foto: Liberdade fm pb)

As adaptações visam garantir adequada assistência aos pacientes,cumprindo o Plano de Contingência constituído pelo Município

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde a publicação da Portaria 8.631, de 17 de março de 2020, vem readequando a estrutura dos serviços de saúde para o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), no município. O conjunto de orientações e adequações resultou do Plano de Contingência, que tem como objetivo definir as responsabilidades de cada esfera da assistência em saúde do Município e estabelecer uma organização necessária para atender a situações de emergência relacionadas à circulação do vírus – abrangendo desde o critério de atendimento nas unidades de saúde e na UPA, compra de novos equipamentos, alocação de estruturas extras, até a disponibilização de contatos via telefone, mensagem de WhatsApp e chamadas de vídeo, para sanar as dúvidas da população.

Unidades Básicas de Saúde e UPA

Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tiveram as suas rotinas alteradas, já que, no momento, estão atendendo somente casos de urgência e emergência. “A Prefeitura está readequando a UPA para que esteja apta a realizar atendimentos mais complexos como possíveis casos suspeitos de Coronavírus e fazendo a aquisição de insumos e equipamentos de alta necessidade devido ao momento”, afirma. Para isso, foram recebidos nesta terça-feira (14), seis novos respiradores e monitores, que totalizaram R$ 410 mil, em recursos próprios do município, para contemplar seis leitos de UTI em duas salas.

A fim de organizar um fluxo diferenciado para pacientes com sintomas respiratórios dos demais, a UPA também está trabalhando com a separação de áreas de atendimento, com abordagem inicial do paciente na porta de entrada da unidade para a realização de triagem, realizada por uma equipe multidisciplinar, para a identificação sintomática e direcionamento para área de atendimento, conforme classificação.

Caso haja um aumento no número de pacientes em decorrência do Covid-19, a UPA conta com uma estrutura extra já montada em sua parte externa, para atender um fluxo maior para esta demanda, que servirá como um centro de atendimento de triagem e atendimentos de baixa complexidade antes de o paciente ser encaminhado para consulta médica na Unidade. “Com a montagem das barracas do lado de fora da UPA, estamos nos antecipando, caso seja necessário e havendo um fluxo maior, o município já está previamente preparado”, complementa Márcia.

Investimentos na área da Saúde

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou o investimento de R$ 1.098.941,88 (Um milhão e noventa e oito mil e novecentos e quarenta e um reais e oitenta e oito centavos), aplicados na aquisição de equipamentos e insumos, serviços de sanitização e a disponibilidade de novos leitos hospitalares, incluindo os destinados às UTIs na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os investimentos estão previstos como situação de emergência, de acordo com o Decreto Nº 8.641, publicado no dia 20 de março, no qual autoriza a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento ao COVID-19, nos termos do art. 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 do art. 4º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Canais de atendimento ao usuário

A secretária municipal de saúde salienta que pessoas com dúvidas ou com sintomas respiratórios leves, devem entrar em contato através dos telefones que estão sendo disponibilizados pelo Município de Pato Branco, exclusivamente para assuntos relacionados ao Coronavírus (Covid-19), onde serão orientados quanto a necessidade de procura aos serviços de saúde e local adequado de atendimento de acordo com os sintomas apresentados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(46) 2604-0104

Visitas: 23867
Copyright (c) 2024 - Liberdade fm pb
Converse conosco pelo Whatsapp!